segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Festa da colheita, Orações a Grande Mãe e Esbat a Lua Cheia

LAMAS - LUGHNASADH OU FESTA DA COLHEITA
(01 de Agosto) H. Norte / ( 01 de Fevereiro ou 22 de fevereiro) H. Sul

Este é o primeiro dos três Sabbaths da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas e agora passará por leves mudanças, seu poder está declinando com o passar dos dias. Por isso, o honramos e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas. O dia é comumente associado a Lugh, Deus Celta do Sol. Lughnasad era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol. na Mitologia Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo. A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho.

  Nessa data deve-se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para a nossa evolução. O outro nome do Sabá é Lammas, que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. Os membros do Coven devem fazer um pão comunitário, que deverá ser consagrado junto com o vinho e repartido dentro do círculo.O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do Caldeirão, para serem queimados juntamente com papéis, onde serão escritos os agradecimentos, e grãos de cereais. O boneco representando o Deus do milho também é queimado, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo o que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida. O Altar é enfeitado com sementes, ramos de trigo, espigas de milho e frutas da época.


COMEMORANDO O LUGHNASADH

Coloque sobre o altar feixes de trigo, cevada ou aveia, frutas e pães, talvez um pão no formato do Sol ou de um homem para representar o Deus. Bonequinhas de milho, simbolizando a Deusa, também podem estar presentes. Arrume o altar, acenda as velas e o incenso, abra o círculo. Invoque a Deusa e o Deus. De pé diante do altar, erguendo os feixes de grãos diga estas palavras ou palavras semelhantes.

Agora é o período da Primeira Colheita, Quando a fartura da natureza se dá para nós, Para que possamos sobreviver. Ó Deus dos campos maduros, Senhor dos Grãos, Conceda-me a compreensão deste sacrifício Enquanto se prepara para se entregar à foice da Deusa E partir para a terra do eterno verão. Ó Grande Deusa da lua Nova, Ensine-me os segredos do renascimento Enquanto o Sol perde sua força e as noites se tornam frias. Esfregue as pontas do trigo para que os grãos caiam sobre o altar.

 Erga um pedaço de fruta morda-o, saboreando seu gosto, e diga: Eu partilho da primeira colheita, mesclando suas energias Com as minhas para que possa continuar minha busca pela sabedoria das estrelas E pela perfeição. Ó Senhora da Lua e Senhor do Sol, Graciosos perante os quais as estrelas interrompem sua trajetória, Eu ofereço meus agradecimentos pela fertilidade continua da Terra. Que o Grão pendente libere suas semente para que sejam enterradas No seio da Mãe, assegurando o renascimento no calor da primeira vindoura. Consuma o restante da fruta.

Trabalhos de magia se necessários, podem ser praticados.
Celebre um Banquete Simples. O círculo é desfeito.

ERVAS TÍPICAS DO LUGHNASADH

Flores de Acácia, Aloé, Talo de milho, olíbano, Girassol, Trigo, Maça Verde, Uva, Pêra, Groselha, Abrunho e Urze.

COMIDAS TÍPICAS DO LUGHNASADH

Pães, Amoras pretas e outras frutinhas, frutos do Carvalho (já livres de seu veneno), Maçãs Verdes, Frutas da época e Vinho de Uva.
 Tempo de agradecimento e de plantar novas sementes e esperar até o próximo ritual de Lamma. Blessed Be!!!!

 ORAÇÕES Á DEUSA

Oração da Grande Mãe
(Tradicional Wicca)

A sua Arte, Senhora, veio à luz.
Quem poderá escapar de seu poder?
Sua forma é um eterno mistério;
Sua presença paira
Sobre as terras quentes.
Os mares te obedecem,
As tempestades de acalmam.
A sua vontade detém o dilúvio.
E Eu, tua pequena criatura, 
Faço a saldação:
Minha Grande Rainha,
Minha Grande Mãe!




Culto à Grande Deusa

Senhora de minha vida: Guia-me com sabedoria,
Faça com que eu compreenda o que não tem explicação 
Conforta-me em teus seios quando preciso for
Daí-me luz para clarear a mente dos que não entendem 
Encha-me de coragem para enfrentar o preconceito de cabeça erguida Purifique-me para que eu possa louvar-te como mereces 
Ajuda-me a ver com teus olhos de justiça para que eu nunca acuse em vão
E peço-te que me mostre o caminho da tua verdade para que eu não me perca nunca de ti!


Invocação á Deusa

Graciosa Deusa,
Rainha dos Deuses,
Lanterna da noite,
Criadora de tudo o que é silvestre e livre; 
Mãe de homens e mulheres,
Amante do Deus Cornudo e protetora de todos wiccanos.
compareça, eu peço
com seu raio Lunar de poder,
cá em meu circulo!


Prece à Grande Deusa
Oração de força e Magia para a Grande Mãe
 ( para ser pronunciada ao acordar e ao dormir )

"Grande Mãe, 
Senhora que dá toda a vida,
Dê-me hoje e todos os dias,
A força dos Céus,
A luz do Sol,
O brilho da Lua,
A transparência do Ar,
A clareza do Fogo,
 A profundidade das Águas,
A estabilidade da Terra,
A firmeza da rocha,
que assim seja e assim será!"


Oração à Grande Mãe

Eu sou a Deusa, eu sou a bruxa 
Eu sou aquela que ilumina e protege 
O poder da Grande Mãe está dentro de mim. 
Que a Grande Mãe 
A Senhora do Norte 
Encha de frutos a árvore da minha vida.
Grande Deusa que habita dentro de mim 
Santifica cada palavra minha e cada ato meu 
Afasta cada sombra de minha vida 
Ilumina todas as minhas estações 
Torna-me forte na dor 
Torna-me bela no amor.
Que teu nome e teu poder 
Sejam o meu nome e o meu poder. 
Assim sempre foi, assim sempre será.



Hino Homérico, século VII a.C.

Cantarei a Geia, a bem fundada, 
A Mãe de Tudo, a de mais idade entre os seres todos.
Ela nutre quantos o mundo habitam, 
quanto cresce sobre a bela Terra, 
quanto existe nos caminhos do Mar,
quanto voa.
Da Sua abundância se nutrem todos eles.



Loa, séc. II
(Retirado do livro "Goddess" - Adele Getty - Ed. Thames & Hudson)

Santa Deusa Tellus,
Mãe da Natureza Viva,
alimento da vida;
Tu dás em eterna lealdade e,
quando a vida nos deixa,
encontramos refúgio em Ti.
Tudo quanto repartires
ao teu ventre retorna.
Justamente Te chamam Mãe dos Deuses,
porque com a Tua lealdade conquistaste
o poder dos Deuses.
Na verdade és também Mãe
dos povos e dos Deuses.
Ninguém pode florescer nem existir sem Ti;
Tú és poderosa;dos Deuses Rainha e Deusa.A Ti e ao Teu poder invoco, oh Deusa;Tu podes conceder-me tudo quanto pedir,
e em troca eu prestar-Te-ei, oh, Deusa,
os meus mais sinceros agradecimentos.

  
RITUAL DA LUA CHEIA

3 VELAS VERMELHAS
UM PEQUENO POTE DE INOX
ÁLCOOL
PÉTALAS DE ROSAS VERMELHAS
A  TAÇA DO ALTAR
VINHO TINTO OU SUCO DE UVA
ISQUEIRO

Procedimento: 
Disponha as velas vermelhas no altar em forma de um triângulo, que aponte para cima. Coloque um pouco de álcool no pote de inox e coloque-o no centro do triângulo, formado pelas velas.Pegue a Taça e encha-a com vinho ou suco de uva e coloque-a sobre o altar, abaixo do triângulo formado pelas velas. Então chame pela Deusa Brigit, dizendo;


Ó PODEROSA BRIGIT, SENHORA DO FOGO, AQUELA QUE SEMPRE OLHA PARA FRENTE, E ZELA POR AQUELES QUE A INVOCAM, OUVE MEU CHAMADO!
VENHA RECEBER AS OFERENDAS DE FOGO QUE FAÇO A TI, NESTE DIA.


Acenda as 3 velas e o pote que está no interior do triângulo formado pelas mesmas, dizendo:

Ó MÃE DO FOGO, QUE AQUECE A TODOS SEM DISTINÇÃO, QUE A LUA CHEIA SEJA BEM VINDA E QUE SEUS PODERES SE ESPALHEM SOBRE A TERRA.


Pegue a Taça e derrame um pouco do líquido no chão, e um pouco sobre a chama que está ardendo na vasilha de inox, dizendo as seguintes palavras:

EU CONVOCO TODOS OS DEUSES ANTIGOS DA COLINA DO NORTE.ESTA LIBAÇÃO É FEITA POR TI, E PARA TI, OH BRIGIT.QUE TENHAMOS  SAÚDE E SORTE NO DECORRER DO PERÍODO EM QUE TU NOS PROTEGERÁS..OH RUBEDO ! ! !

Espalhe as pétalas de rosas por todo o altar, dizendo:

OH BRIGIT, MÃE DAS FOLHAS E DAS FLORES DA TERRA, SEJA BEM VINDA AO MUNDO QUE É SEU.PROTEJA-NOS DURANTE O PERÍODO, EM QUE BRILHARES NO ALTO DE SUA MORADA. QUE ASSIM SEJA, E ASSIM SE FAÇA.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

WICCA E SUAS MAGIAS

Quem sou eu

Minha foto
Rio Claro, São Paulo, Brazil
Sou uma seguidora da religião Wicca, sei que existem muitos blogs com o mesmo tema e assunto, pois a Wicca depois de anos voltou com tudo e a cada dia tem mais adeptos. Este cantinho eu fiz para poder compartilhar com os interessados um pouco do que estou aprendendo, uma vez que, embora já iniciada ainda estou sempre aprendendo e me aperfeiçoando, mas caminhando na magia dos sonhos e realizações. Lembrando sempre que a Wicca tem a ação e reação do triplo, se desejar bem ou mal isso tudo volta para você em triplo portanto somos do bem e só fazemos o bem, respeitando sempre a natureza e todos os seres viventes neste Planeta que grita por socorro. Se cada um fazer um pouquinho sua parte estaremos colaborando com Gaia a grande Mãe. Neste espaço o internauta vai poder questionar, perguntar, deixar mensagem e mesmo alguns textos que estejam dentro da nossa filosofia. Portanto, entre e fique a vontade. Que a Deusa e o Deus tome conta do seu coração. Assim seja...E assim se faça!!!